Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2000 - 17h34

Fujimori diz que renuncia para evitar o "suicídio" do Peru

Publicidade

da Reuters
em Lima

O presidente peruano, Alberto Fujimori, disse em uma carta enviada por fax de Tóquio que decidiu apresentar a sua renúncia para evitar "o suicídio" do país.

Na carta, enviada pelo presidente na noite de ontem ao parlamentar Luz Salgado, Fujimori comunicou a sua decisão de renunciar depois de uma séria reflexão sobre a necessidade de dar uma solução ao desgoverno do país.

"Espero que, com minha renúncia e com um mínimo de sentimento patriótico, a estabilidade política seja restabelecida. Senão, o país estará se suicidando", disse a declaração, que foi entregue aos políticos por Salgado no Congresso.

Fujimori anunciou ontem no Japão, a terra dos seus pais, a sua decisão de renunciar dos seus 10 anos no poder, atualmente abalados pelo escândalo de corrupção que o obrigou em setembro a reduzir o seu terceiro mandato de cinco para um ano até julho.

O presidente peruano tomou a decisão de renunciar depois de avaliar a nova composição de forças no Congresso, presidido pelo opositor Valentín Paniagua, após passar uma década nas mãos do governo.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página