Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2000 - 10h00

Fujimori tem nacionalidade japonesa, diz autoridade do país

Publicidade

da Reuters
em Tóquio

O agora ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que renunciou ontem, poderá morar definitivamente no Japão porque possui cidadania japonesa, afirmou uma autoridade de uma pequena cidade do Japão.

Fujimori está hospedado em um luxuoso hotel de Tóquio há quatro dias e não se manifestou sobre seus planos futuros. Há boatos de que ele deseja permanecer na terra de seus pais.

"O presidente Fujimori possui nacionalidade japonesa e não haverá problema se ele ficar no Japão", disse uma autoridade do governo de Kawachi, a cidade natal dos pais do ex-dirigente, localizada no Sul do país.

Fujimori possui nacionalidade japonesa porque o nome dele foi incluído no registro familiar, chamado koseki, mesmo depois de os pais dele terem emigrado para o Peru no início dos anos 30. As leis japonesas prevêem a concessão da nacionalidade nesses casos.

A autoridade do governo afirmou que, assim, o ex-presidente não precisará passar por um longo processo burocrático para obter a licença de moradia no Japão.

Muitos peruanos acreditam que Fujimori, longe das câmeras e sob proteção policial, fugiu de Lima (capital do Peru) e não pretende voltar para evitar sua investigação no caso de corrupção envolvendo seu ex-assessor Vladimiro Montesinos, também ex-chefe do serviço de espionagem do país.

A crise que culminou com a saída dele do poder foi detonada há dois meses por acusações de suborno contra Vladimiro Montesinos, seu principal assessor.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página