Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2000 - 15h49

Filha de Fujimori e ex-primeira-dama devem ficar no Peru

Publicidade

da France Presse
de Lima (Peru)

A filha do ex-presidente Alberto Fujimori, Keiko Fujimori Higuchi, e a ex-primeira-dama do Peru, Susana Higuchi, ficarão no país para trabalhar, conforme disse hoje Keiko ao deixar o Palácio do governo de Lima (capital do Peru), depois da renúncia de seu pai à presidência.

"Vou ficar no Peru, vou trabalhar aqui", afirmou a jovem, de 25 anos, no carro particular com o qual - pela porta de trás da residência - deixou hoje cedo a sede do governo, depois de divulgada ontem a carta de demissão enviada pelo pai.

Junto ao veículo, que a levava à casa de um parente, seguia outro com seis malas, dois cães da raça poodle e um boneco de pelúcia. Keiko tentou evitar a imprensa, mas seu automóvel não pôde avançar entre os inúmeros jornalistas que ocupavam as proximidades do palácio.

"Não vou fazer nenhuma declaração, só depois", disse inicialmente diante dos microfones que os repórteres introduziram quase à força pela janela do carro. Keiko, graduada em administração de empresas nos Estados Unidos, deixou o palácio presidencial depois de dez anos e quatro meses nos quais seu pai exerceu a Presidência, em dois períodos de cinco anos cada um e em um pequeno período do terceiro mandato.

Segundo pessoas ligadas à ex-primeira-dama, Keiko estava muito abalada com a decisão do pai de comunicar sua renúncia do Japão.

A filha mais velha do ex-presidente Fujimori assumiu a direção da Fundação pelas Crianças do Peru no lugar de sua mãe, Susana Higuchi, em 1994, depois do divórcio dos pais.

Os pertences da família foram levados à casa de Matause Fujimori (de 87 anos), avó de Keiko e mãe do ex-presidente, que vive num bairro residencial a leste de Lima. Keiko é a única dos quatro irmãos Fujimori que está no Peru. Hiro Alberto, Sachi Marcela e Kenyi estudam no exterior.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página