Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2000 - 13h54

Decisão da Suprema Corte da Flórida é justa, diz imprensa dos EUA

Publicidade

da France Presse
em Washington

A decisão tomada na noite de ontem pela Suprema Corte da Flórida, de incluir nos resultados da eleição presidencial a contagem manual em alguns condados, é justa e os dois candidatos à Casa Branca devem agora se acalmar, afirmam hoje os principais jornais norte-americanos.

"O direito dos cidadãos de que se leve em conta seu voto era a questão principal", publica o New York Times. A decisão da Corte era "legítima de uma autoridade judicial que deve garantir a eqÜidade em uma situação política e legal complicada".

A inclusão de uma nova contagem, por um lado, e a decisão das autoridades da Flórida de fixar um prazo, por outro, é "uma guerra contra o outro", afirma o "The Washington Post".

A "Corte decidiu, e teve em nossa opinião razão, que a nova contagem era o mais importante e deveria sobressair", diz.

O Times concorda com os juízes que deixam para as autoridades locais dos condados a opção de validar a cédula "se mostrar a intenção do eleitor", enquanto o "The Washington Post" preferiria critérios mais precisos.

O "Times" critica James Baker, que representa o candidato republicano na Flórida, por este ter sugerido com vigor um contra-ataque judicial. "Nenhum dos campos deveria considerar esta decisão construtiva um prelúdio de uma nova batalha", publica o jornal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página