Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2000 - 09h05

Fujimori não tem passaporte japonês, diz chanceler

Publicidade

da France Presse
em Tóquio

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, cujo paradeiro é desconhecido há três dias, não tem um passaporte japonês. "É a Chancelaria que os emite. Assim, estaríamos sabendo", disse hoje Nori Teru Fukushima, chefe para a América Latina da Chancelaria japonesa.

Segundo ele, Fujimori ainda não entrou em contato com o governo japonês para regularizar sua situação imigratória no país. "Fujimori não demonstrou se sua intenção é ficar aqui ou não", afirmou Fukushima.

Segundo o funcionário, se Fujimiori solicitar a cidadania japonesa, não precisará renunciar à peruana. Uma lei de 1985 diz que os cidadãos japoneses maiores de 21 anos não podem ter uma dupla nacionalidade. Esta norma não se aplica a Fujimori, nascido em 1938.

Osamu Sato, funcionário da divisão de Imigração e Residência do Ministério japonês da Justiça, afirmou que não recebeu nenhuma notificação do Ministério de Relações Exteriores de que Fujimori terminou sua missão diplomática. "Acho que seu status para ficar no Japão ainda não mudou", disse Sato.

Fujimori, depois de passar o início da semana em um hotel, de onde enviou sua carta-renúncia à Presidência do Peru, está na casa de um amigo em local não identificado.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página