Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 08h36

Novo governo peruano destitui a 15 generais

Publicidade

da France Presse
em Lima


O governo peruano transitório liderado pelo presidente Valentín Paniagua destituiu a 15 generais, entre eles o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas e chefe do Exército, Walter Chacón, e o chefe da Força Aérea, general Carlos Balarezo, anunciou o ministro da Defesa, general da reserva Walter Ledesma.

A medida anunciada na noite deste sábado ao final da primeira reunião do conselho de ministros conduzida pelo embaixador Javier Pérez de Cuéllar, afeta 13 generais da cúpula do exército, estreitamente vinculados ao ex-chefe dos serviços de inteligência, Vladimiro Montesinos.

O general Ledesma informou que o novo chefe do exército é o general Carlos Tafur, oficial afastado em outubro por não concordar com o governo Fujimori. O ministro da Defesa disse ainda que todos os militares aposentados irregularmente pelo governo Fujimori devem ser reincorporados à ativa.

E disse que "agora, a tarefa das forças armadas será trabalhar pela consolidação da democracia e se concentrar na consolidação da paz no país". "Vamos garantir a imparcialidade das Forças Armadas no processo eleitoral de abril, essa é a tarefa principal do governo transitório. Nosso objetivo é a reinstitucionalização e despolitização das Forças Armadas", afirmou.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página