Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 09h17

Diferença entre Bush e Gore cai para 500 votos; resultado deve sair hoje

Publicidade

da France Presse
em Washington


A recontagem de votos no condado de Broward, no Estado da Flórida, concluída pouco depois da zero hora de hoje, dando ao democrata Al Gore, segundo informes preliminares, 563 votos a mais que na primeira contagem.

Com esta cifra, a vantagem para o republicano George Bush no Estado da Flórida diminuiu para menos de 500 votos.

A apuração preliminar oficial, que não levava em conta as recontagens de votos nos condados de Palm Beach e Broward, havia dado a Bush uma vantagem de 930 votos em toda a Flórida.

Os supervisores eleitorais em Broward concluíram a recontagem de 587.928 votos, incluindo alguns votos marcados de forma confusa e outros 500 enviados pelo correio, que haviam sido questionados.

A recontagem foi realizada em um ambiente de tensão. Segundo imagens transmitidas pela televisão, houve acaloradas discussões entre os membros do pessoal encarregado da recontagem, a ponto de um deles ser obrigado a abandonar a sala.

Em Palm Beach a recontagem ainda continua, onde fontes oficiais assinalaram que é improvável que esse trabalho possa ser concluído antes do prazo limite estabelecido para a entrega das cifras, que conclui na tarde de hoje, apesar de o mesmo prosseguir durante a noite.

Broward e Palm Beach eram os dois condados da Flórida que ainda mantinham pendentes os resultados da contagem manual dos votos depositados nas eleições presidenciais de 7 de novembro.

Faltando somente conhecer o resultado oficial da Flórida, Gore tem 262 delegados garantidos e Bush, 246 no Colégio Eleitoral, que conta com um total de 538 representantes de todos os Estados e que, segundo a legislação norte-americana, deverão eleger formalmente o presidente.

A secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, espera oficializar os resultados e declarar fechadas as seções eleitorais às 17h locais (20h de Brasília) de hoje, em cumprimento de uma decisão judicial que a obrigou a esperar a conclusão das recontagens manuais.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página