Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 13h18

Japoneses e peruanos exigem que Fujimori volte ao país

Publicidade

da France Presse
em Tóquio (Japão)

A Rede de Solidariedade com a Democracia do Peru realizou neste domingo um encontro de emergência para exigir o 'imediato retorno ao Peru' do ex-presidente Alberto Fujimori, destituído por 'incapacidade moral permanente'.

Cerca de 50 pessoas, principalmente de origem japonesa, pagaram 500 ienes (quase cinco dólares) para ouvir, durante duas horas, três acadêmicos japoneses e um peruano que reside no Japão falarem sobre os 10 anos de governo fujimorista, em um pequeno salão da paróquia de Waseda, em Tóquio.

Exibindo cartazes com dizeres como 'Fujimori volte ao Peru', 'chega de
impunidade' e 'solidários com a democracia', os palestrantes exigiram que o Governo japonês explique por que ainda está acolhendo Fujimori se ele já não é presidente.

A entidade agrupa japoneses ligados à América Latina, japoneses de origem peruana e peruanos que residem no Japão, segundo Alvaro del Castillo, sociólogo peruano que vive há dez anos em Kanagawa, distrito ao Sul de Tóquio. Ele foi um dos palestrantes do encontro.

Segundo Del Castillo, a organização nasceu depois das controvertidas eleições de abril passado, quando Fujimori foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo.

'Fujimori é acusado de roubo, de falsificação de assinaturas. Está sendo acusado penalmente, não politicamente. O Governo japonês vai apoiar uma pessoa assim?', questionou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página