Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 18h34

Os últimos acontecimentos na batalha presidencial dos EUA

Publicidade

da France Presse
em Washington (EUA)

Os últimos acontecimentos neste domingo, quando deve ser anunciado o resultado oficial na Flórida por volta das 18h locais (21h Brasília):

- O fato do dia:

Os resultados das recontagens manuais de determinados condados da Flórida devem ser entregues às autoridades locais neste domingo até as 17h locais (20h Brasília), no máximo, e a autoridade eleitoral do Estado, a republicana Katherine Harris, deverá anunciar os resultados uma hora depois.
Para chegarem à presidência, o democrata Al Gore e o republicano George W. Bush precisam de 25 delegados para garantir a maioria no Colégio Eleitoral de 538 membros, que vai eleger formalmente o presidente em 18 de dezembro.

- As recontagens em curso:

A diferença de votos entre Gore e Bush era, segundo dados extra-oficiais citados pela imprensa americana, de 408 cédulas a favor do republicano, neste domingo às 15h GMT (13h Brasília), a poucas horas do término do prazo para entrega dos resultados.

O condado de Palm Beach continuava neste domingo a recontagem manual de votos, mas a comissão eleitoral do condado solicitou a Harris uma extensão do prazo até segunda-feira às 9h locais (12h Brasília) para que a tarefa possa ser concluída.

O condado de Broward fez até a meia-noite deste sábado (03h Brasília) a recontagem manual de 587.928 votos. Segundo a imprensa, Gore teve uma vantagem de 567 votos neste condado.

- As ações judiciais:

Bush deverá apresentar um recurso contra o condado de Orange (Flórida) para que os votos dos militares expatriados sejam considerados, segundo o porta-voz da campanha republicana, Mindy Tucker.
Na noite de sábado, foram interpostos recursos parecidos contra quatro condados da Flórida (Hillsborough, Okaloosa, Pasco e Polk), acrescentou.
Na véspera, Bush retirou um recurso contra 13 condados para obrigá-los a considerar os votos destes militares.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página