Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2000 - 10h06

Nacionalidade japonesa de Fujimori ainda não é certa

Publicidade

da Reuters
em Tóquio

O Japão disse hoje que ainda é preciso uma confirmação de que o ex-presidente peruano Alberto Fujimori possui nacionalidade japonesa.

"Ainda estamos no processo de checar a nacionalidade do ex-presidente Fujimori", disse o porta-voz do governo japonês, Yasuo Fukuda. Ele disse que Fujimori não pediu que o Japão lhe desse permissão para ficar mais tempo no país, nem que checasse sua nacionalidade.

Uma autoridade de uma pequena cidade ao sudoeste do Japão, onde os pais de Fujimori nasceram, disse na semana passada que o nome do ex-presidente peruano estava no registro da família, o que lhe daria nacionalidade japonesa. Fujimori, entretanto, nasceu no Peru.

Autoridades do Ministério da Justiça afirmaram que se Fujimori puder provar que seus pais eram japoneses, ele pode ficar no país por um longo período.

Fujimori entrou no Japão no dia 17 de novembro com um visto diplomático válido até 3 de maio do próximo ano, segundo informaram autoridades japonesas. No entanto, esse visto tornou-se inválido depois que Fujimori deixou o governo do seu país.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página