Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2000 - 19h08

Gore pede que tribunal julgue recurso até 9 de dezembro

Publicidade

da Reuters
em Tallahassee (Flórida)

Os advogados do candidato democrata Al Gore estão pedindo na Justiça que seja estabelecido o prazo final de 9 de dezembro para que possam ser avaliados os recursos contra a declaração de vitória do republicano George W. Bush na Flórida.

A Flórida precisa definir para quem vão seus 25 votos no Colégio Eleitoral no dia 12 de dezembro. Esses votos determinarão quem será o novo presidente dos Estados Unidos.

Os advogados de Gore, que entraram ontem com uma ação no tribunal do condado de Leon querem que os juízes tratem o caso com urgência. Eles contestam a certificação da vitória de Bush por 537 votos de diferença, de um total de quase 6 milhões.

Segundo o pedido dos democratas, o processo teria de ser encerrado em 9 de dezembro. Os eleitores do Colégio Eleitoral serão determinados em 12 de dezembro e a eleição propriamente dita do presidente ocorrerá em 18 de dezembro.

A rapidez é necessária, de acordo com os advogados de Gore, porque, se o processo ultrapassar o dia 12, não haveria tempo para mudar o resultado da eleição. Os democratas querem que sejam incluídas no resultado final da Flórida as recontagens manuais de cerca de 17 mil cédulas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página