Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2000 - 20h55

Gore solicita à Suprema Corte que rejeite pedido de Bush

Publicidade

da Reuters
em Washington

O advogado do democrata Al Gore pediu hoje que a Suprema Corte dos Estados Unidos mantenha a decisão que prorrogou o prazo da Flórida para fazer o relatório da recontagem manual dos votos presidenciais no Estado.

No texto de 50 páginas com argumentos para a audiência de sexta-feira (1), o advogado Laurence Tribe afirmou que a Suprema Corte da Flórida não excedeu sua autoridade ao prorrogar o prazo para certificação do resultado das eleições e ordenar que a recontagem manual dos votos fosse incluída no resultado final.

"Essa disputa sobre a interpretação da Corte Suprema da Flórida sobre o código eleitoral da Flórida é um caso de legislação estadual que, apesar de sua importância indubitável, não pertence ao tribunal federal", afirmou no documento.

Tribe argumentou que a decisão da Flórida não feriu a lei existente no Estado e disse que as queixas apresentadas pelos advogados do candidato republicano George W. Bush são "inconsistentes".

O pedido dos advogados de Bush na Suprema Corte estadual efetivamente modifica a legislação eleitoral na Flórida no meio do processo eleitoral, violando as disposições constitucionais que dão a legisladores estaduais o poder de decidir como cada Estado escolhe os deputados do colégio eleitoral.

No domingo (26), foi certificada a vitória de Bush na Flórida, detentora de 25 votos no Colégio Eleitoral.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página