Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2000 - 16h21

Seguradora processa Continental por acidente com Concorde

Publicidade

da Reuters
em Paris

A seguradora da Air France anunciou hoje que está movendo um processo legal contra a Continental Airlines por causa da suposta culpa da companhia norte-americana pela queda de um Concorde em Paris, afirmou um dos advogados da seguradora.

A Reunion Aerienne enfrenta exigências de compensações multimilionárias pelo acidente ocorrido em 25 de julho passado e que matou 109 passageiros a bordo do supersônico francês, além das quatro pessoas que estavam em solo e foram atingidas por destroços da aeronave.

Com o processo, a seguradora espera obter da Continental pelo menos parte dos custos do desastre _a companhia norte-americana afirma que não há confirmação de que tenha tido qualquer envolvimento no acidente.

Os investigadores suspeitam que o acidente aconteceu porque um dos pneus do Concorde estourou durante a decolagem no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e seus restos chocaram-se contra o tanque de combustível da aeronave, que pegou fogo.

Segundo os especialistas, um pedaço de metal que estava na pista foi o que causou o estouro do pneu. Uma fonte ligada à investigação disse anteriormente que testes provaram que o pedaço de metal pertence a um avião da Continental Airlines.

A Continental afirmou em outubro que a hipótese de que um pedaço de metal de um de jatos tenha sido a causa do desastre era ``inacreditavelmente irresponsável.''

Em um comunicado divulgado em outubro, a Continental alegou: ``O fator-chave da investigação é a explosão de um pneu que causou a destruição da aeronave. Um pneu estourado jamais deveria causar a perda do avião, e há uma grave falha no design do Concorde da Air France se um pneu é mesmo capaz de derrubá-lo''.

Uma audiência ocorrida hoje num tribunal em Paris foi considerada apenas como processual. De acordo com uma porta-voz da Continental Airlines, a segunda audiência está marcada para o dia 7 de março.

Autoridades deverão encontrar-se em 8 de dezembro para rever uma série de medidas de segurança, incluindo a maior proteção do tanque de combustível do Concorde e uma camada protetora a ser instalada.

A autorização de vôo do Concorde foi suspensa pelo Departamento de Aviação Civil da França após o acidente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página