Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2000 - 19h42

Hillary pede tempo para o julgamento do resultado na Flórida

Publicidade

da Reuters
em Washington

A senadora eleita Hillary Clinton opinou hoje contra um julgamento rápido da disputa da eleição presidencial na Flórida, alegando que há tempo suficiente para que o processo siga o seu caminho.

Com as pesquisas indicando que a maioria dos norte-americanos gostariam que o vice-presidente Al Gore reconhecesse a vitória do republicano George W. Bush, Hillary disse não acreditar que o processo vá se arrastar por muito tempo.

"Bem, não acho", disse. "Acho que as duas campanhas entraram com ações legais, e temos tempo para que sejam analisadas."

"Acredito ser importante que cada norte-americano tenha confiança de que o seu voto vá ser contado, e certamente na Flórida, há questões sobre votos que não foram contados. Acho que estes devem ser resolvidos."

Hillary fez estes comentários ao responder perguntas de jornalistas, enquanto recebia a árvore de natal da Casa Branca.

A esposa do presidente Bill Clinton tem interesse pessoal no resultado da eleição, por ter sido eleita senadora pelo Estado de Nova York. O Senado está dividido, com 50 representantes para cada um dos maiores partidos.

Ela também disse que os norte-americanos não precisam se preocupar com o curto período de transição entre os governos.

"Não há dúvidas de que as instituições dos Estados Unidos, incluindo a Presidência, são fortes e flexíveis. E ambos (Gore e Bush) são homens experientes e têm equipes que farão o que for preciso para assumir a Presidência."

"Mas acredito que estes desafios legais, que são parte de nosso sistema, precisam ser resolvidos", disse.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página