Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2000 - 12h31

Israel protesta contra encontro de Haider com o papa

Publicidade

da Reuters
em Jerusalém

Israel expressou hoje seu descontentamento com os planos do papa João Paulo 2º de receber o líder de extrema direita austríaco Joerg Haider no Vaticano em meados de dezembro.

"Essa visita causaria desapontamento e desprazer consideráveis ao governo de Israel", disse o ministro do Exterior em um comunicado. "Haider é um político colocado no ostracismo pelo mundo. Conceder uma honra a um homem de seu tipo é como enviar uma mensagem errada e inapropriada, sem intenção."

Haider, que continua a dominar o Partido da Liberdade, de extrema direita, apesar de ter renunciado à sua liderança em maio, deve se encontrar o papa no dia 16 de dezembro, quando levará uma árvore de Natal da província de Caríntia, onde é governador.

A árvore será colocada na praça São Pedro durante as celebrações natalinas.

Israel chamou de volta seu embaixador em Viena no começo do ano em protesto contra a inclusão do Partido da Liberdade na aliança governista da Áustria. Haider fez comentários elogiando a política de emprego e a Waffen SS (polícia nazista), de Adolf Hitler, levando os líderes de Israel chamar o seu partido de "neonazista".

Várias vezes Haider pediu desculpas por seus comentários controversos negligenciando os crimes nazistas.

O papa João Paulo fez uma visita histórica a Israel em março, durante a qual tentou reforçar os laços com os judeus.

A visita de Haider à Roma também provocou reclamações dos esquerdistas italianos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página