Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2000 - 12h48

Pesquisa revela que Barak perderia hoje as eleições em Israel

Publicidade

da Reuters
em Jerusalém

Uma pesquisa publicada pelo jornal "Yedioth Ahronoth" mostra que, se as eleições em Israel fossem hoje, o atual primeiro-ministro, Ehud Barak, perderia por uma grande diferença para seu antecessor no cargo, o direitista Benjamin Netanyahu.

Segundo os números divulgados pelo diário, Netanyahu ficaria com 51% dos votos, contra 37% do primeiro-ministro. Das 503 pessoas que participaram da pesquisa, 12% se disseram indecisas.

Mas, em um segundo cenário, Barak venceria, com 44% dos votos, o atual líder do Likud, Ariel Sharon, que atingiu 39% das intenções de voto. Prevê-se que Netanyahu substitua Sharon na disputa eleitoral.

O apoio ao premiê, do Partido Trabalhista, caiu vertiginosamente depois do fracasso da Cúpula de Camp David (EUA) em julho e a subsequente violência iniciada há mais de dois meses, na qual já morreram 294 pessoas, a maior parte delas palestinos.

O comitê central do Partido Trabalhista deve se reunir hoje à noite para discutir a realização de eleições internas das quais sairia o candidato da legenda. Barak, segundo comentaristas de política, iria pressionar para que a escolha fosse feita já em dezembro, a fim de inibir outros membros do partido de tentarem desafiar sua candidatura.


  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página