Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2000 - 21h26

Ted Turner sugere outra eleição nos EUA

Publicidade

da Reuters
na Filadélfia (EUA)

O fundador da CNN, Ted Turner, tem uma maneira de acabar com o impasse político na Flórida: declarar um empate na eleição presidencial norte-americana e montar uma nova disputa nacional entre os candidatos republicano George W. Bush e o democrata Al Gore.

``Vamos enfrentar a situação. É um empate estatístico. É isso o que nós iríamos definir se fosse um evento esportivo'', disse hoje o magnata da televisão em um discurso no Conselho de Assuntos Estrangeiros da Filadélfia.

``Eu acho que deveríamos ter mais uma disputa. Nenhum dos dois conseguiu a maioria por causa dos votos para (Ralph) Nader e (Pat) Buchanan ... e eu acho que nós deveríamos emendar a Constituição para que isso não aconteça de novo. Aí, se não tivermos um vencedor com maioria, nós temos outra eleição nos próximos dias''.

Gore estava liderando Bush por 49% para 48% no voto popular, seguido pelo candidato do Partido Verde Nader, com 3%. Mas tanto Gore como Bush precisam ganhar os 25 delegados da Flórida para atingir os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral nacional, que são exigidos para a eleição.

O vice-diretor da Time Warner, conhecido por suas declarações curiosas, também está aberto para idéias criativas.

``Talvez poderíamos ter co-presidentes. Você seria presidente esta semana e eu serei presidente na próxima. É um trabalho difícil e isso pode até funcionar bem porque o presidente poderá conseguir descansar bastante desta forma'', brincou Turner, um filantropo cuja fortuna é avaliada em US$ 9 bilhões.

Autoridades da Flórida já certificaram os resultados da eleição, que poderão dar os votos dos delegados do Estado e a presidência a Bush por uma margem apertada de 537 votos de diferença. Gore tem esperanças de reverter este resultado, assegurando uma recontagem manual através de decisão judicial em condados selecionados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página