Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2000 - 21h32

Negociador israelense ainda acredita em acordo com palestinos

Publicidade

da Reuters
em Londres

O negociador israelense Oded Eran disse hoje que um acordo de paz geral ou parcial com os palestinos ainda é possível antes das eleições em Israel, no próximo ano.

``Baseado nas negociações de Camp David e em outras posteriores, acho possível um acordo, apesar das diferenças continuarem grandes em alguns pontos e, por causa da Intifada, algumas circunstâncias terem mudado'', disse Eran aos repórteres durante visita a Londres.

Eran fez as declarações pouco antes de o primeiro-ministro Ehud Barak anunciar sua proposta de concessão de mais território aos palestinos na Cisjordânia, que foi recusada por assessores de Iasser Arafat.

Eran disse estar convencido de que Arafat ainda quer um acordo, citando a atitude "responsável" do líder palestino de não declarar a independência unilateralmente.

Entretanto, Eran disse que as negociações não serão possíveis em meio à violência pois a pressão pública estaria envolvida.

O negociador israelense disse acreditar que mesmo um novo partido no governo de Israel usaria as bases do acordo de Camp David para futuras negociações de paz.

Reconheceu também que um acordo de paz parcial é mais provável que um total, devido à incerteza política em Israel.

Eran disse que o papel dos Estados Unidos sempre foi exagerado. Para ele, Jordânia, Egito e a União Européia também poderiam atuar nos acordos.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página