Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2000 - 22h01

Helmut Kohl é alvejado com torta de creme no rosto

Publicidade

da Deutsche Welle

O ex-chanceler federal da Alemanha, Helmut Kohl, foi alvejado por uma torta de creme quando autografava hoje, em Berlim, o seu livro-diário "Tagebuch 1998-2000".

Um homem de 29 anos atirou a torta no rosto de Kohl, na Kulturhaus Dussmann. O político de 70 anos reagiu ao ataque com serenidade. Ele se limpou e continuou autografando. O agressor foi dominado pelos guardas de segurança e entregue aos agentes da polícia federal que se encontravam no local.

Kohl nunca tinha reagido com tanta calma a ataques com alimentos. Quando foi alvejado por um ovo em 1991, em Halle, lançado pelo presidente local da ala jovem do Partido Social Democrático (SPD), ele fez gestos como se quisesse trocar socos com os manifestantes. Os guarda-costas fizeram grande esforço para controlá-lo.

Helmut Kohl é a figura-chave do escândalo de doações ilegais ao seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), que presidiu 25 anos. Durante 16 anos, ele acumulou o cargo com a chefia do governo.

Por causa de suas práticas financeiras como presidente da agremiação, a CDU sofreu multas superiores a 41 milhões de marcos e mergulhou na pior crise financeira e de descrédito de sua história.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página