Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2000 - 15h25

Termina audiência na Suprema Corte dos EUA

Publicidade

da Reuters
em Washington

A Suprema Corte dos Estados Unidos encerrou agora há pouco a histórica audiência com os advogados do republicano George W. Bush e do democrata Al Gore, mas a decisão só sairá em três dias. A corte se reuniu para apreciar o recurso do republicano que pedia que os resultados da recontagem manual no Estado da Flórida não fossem considerados.

Foi a primeira vez que o mais alto tribunal norte-americano, que estava lotado de advogados e espectadores, tratou do caso de uma eleição presidencial. Durante a exposição dos argumentos de ambos os lados, que durou 90 minutos.

O advogado de Bush, Theodore Olson, atacou a decisão da Suprema Corte da Flórida que estendeu o prazo para a certificação do vencedor da eleição presidencial no Estado e ordenou que fossem incluídos os votos recontados manualmente no resultado final.

Olson alegou que o tribunal havia "reescrito a lei". O advogado de Gore, Laurence Tribe, discordou, dizendo que a decisão apenas assegura que todos os votos sejam contados.

Quem vencer a eleição na Flórida, que conta com 25 delegados no Colégio Eleitoral, será o novo presidente dos Estados Unidos. A diferença entre os dois candidatos é de menos de 537 votos, de um total de 6 milhões, em favor de Bush.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página