Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2000 - 21h24

Casa Branca está pronta para ajudar a escolher equipe de governo

Publicidade

da France Presse
em Washington

A Casa Branca está pronta para facilitar os estudos de moralidade para a seleção dos responsáveis da próxima equipe de governo norte-americana, sejam democratas ou republicanos. A informação é do porta-voz Jake Siewert.

"É algo que estamos discutindo com o Departamento de Justiça", disse o porta-voz da Casa Branca, informando que o secretário geral da Presidência, John Podesta, também está em contato com os representantes do candidato democrata, Al Gore, e do republicano George W. Bush.

"Vamos propor a eles que nos enviem suas listas", acrescentou Siewert.

Os trâmites da transmissão do cargo de presidente, que em condições normais já deveriam estar adiantados, mal começaram, devido à incerteza sobre o resultado das eleições realizadas em 7 de novembro.

Agora, o resultado está nas mãos da Justiça, já que Gore questiona o resultado das eleições anunciadas na Flórida, que dão ao seu rival republicano uma vantagem de apenas 537 votos, num universo de quase seis milhões.

Com isso, os locais e o orçamento previstos para permitir que o vencedor prepare a transição ainda não foram acertados.

Dick Cheney, vice-presidente na chapa de Bush, encarregado da transição pelo candidato republicano, afirmou que o atraso do processo nesta semana poderá representar uma séria desvantagem para o próximo presidente, que deverá escolher aqueles que vão ocupar postos-chave do governo.

Para esta seleção, entra em cena o FBI (polícia federal norte-americana) que fará pesquisas minuciosas sobre os possíveis candidatos. Esse processo pode levar semanas e até meses.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página