Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2000 - 10h27

Imprensa espanhola elogia Justiça chilena por prisão de Pinochet

Publicidade

da France Presse
em Madri

A ordem de julgar o ex-ditador Augusto Pinochet emitida pelo juiz chileno Juan Guzmán Tapia constitui uma excelente notícia para o Chile e para os direitos humanos, segundo publicou hoje a imprensa espanhola.

"O juiz Guzmán entra na História pela porta principal. É justo reconhecer que os que duvidaram um dia da capacidade do sistema judicial chileno e da força de suas instituições democráticas para obrigar Pinochet a responder por seus atos estavam enganados", publica o jornal "El Mundo".

O juiz Juan Guzmán Tapia abriu formalmente ontem um julgamento e decretou a detenção do ex-ditador chileno em uma decisão que surpreendeu o governo, os políticos e os comandos militares do país.

Estes últimos se reuniram a portas fechadas para analisar a situação, que o comandante-em-chefe das Forças Armadas, almirante Jorge Arancibia, qualificou de "preocupante".

O magistrado baseou sua determinação em antecedentes que situam Pinochet como "autor intelectual" dos crimes da "Caravana da Morte", uma comitiva militar que fuzilou e provocou o desaparecimento de 75 presos políticos em outubro de 1973, um mês depois do golpe que o manteve no poder por 17 anos.


Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página