Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2000 - 11h48

Veja o destino de alguns dos ditadores mais conhecidos

Publicidade

da France Presse

Os destinos dos ex-ditadores são muito diferentes, mas o ex-presidente chileno Augusto Pinochet, acusado do assassinato de 75 presos políticos no Chile depois de seu golpe de Estado em 1973, está desde ontem sob prisão domiciliar decretada pelo juiz Juan Guzmán Tapia.

Veja abaixo o destino de alguns dos mais conhecidos ditadores:

REYNALDO BIGNONE:
Último presidente da ditadura militar argentina, de 1982 a 1983, Reynaldo Bignone foi detido em janeiro de 1999 por sua suposta participação no sequestro de bebês nascidos em cativeiro. Mas devido à sua idade, 71 anos, ficou sob prisão domiciliar.

MANUEL NORIEGA:
Líder militar do Panamá, que durante muito tempo contou com o apoio dos Estados Unidos, Manuel Noriega foi abandonado pelos norte-americanos quando se negou a apoiar sua campanha contra a Nicarágua. Foi detido pelos EUA durante uma operação no Panamá em 1989. Julgado em Miami por tráfico de drogas, foi condenado a 40 anos de prisão. Cumpre sua pena em um presídio da Flórida.

ALFREDO STROESSNER:
Deposto em 1989 depois de 35 anos de ditadura no Paraguai, fugiu para o Brasil, onde se exilou. Vive atualmente em uma mansão de Brasília.

RAUL CEDRAS:
Chegou ao poder em 1991 no Haiti. Exilado forçado em 1994, quando os Estados Unidos enviaram tropas para a ilha sob os auspícios da ONU (Organização das Nações Unidas), reside hoje na Cidade do Panamá.

JEAN-CLAUDE DUVALIER:
Filho do Papa-Doc (François Duvalier), o Baby Doc se tornou presidente vitalício em 1971. Exerceu uma repressão selvagem no Haiti, o país mais pobre da América Latina, até que foi afastado do poder em 1986. A França lhe ofereceu asilo político temporário. Ignora-se se Jean-Claude Duvalier, enfermo e sem recursos (porque sua mulher levou a maior parte da fortuna), ainda mora na França.

IDI AMIN DADA:
Chegou ao poder em Uganda em 1971 e é um dos ex-ditadores africanos mais famosos. Suprimiu brutalmente os chefes da oposição e expulsou 50 mil asiáticos não residentes. Deposto em 1979 pelo Exército tanzaniano que havia invadido Uganda, Idi Amin Dada fugiu para a Arábia Saudita e atualmente reside perto de Jeddah (Oeste da Arábia Saudita).

MENGISTU HAILE MARIAM:
Homem forte da Junta etíope que depôs em 1974, o imperador Haile Selassie, apoiado pelos soviéticos, Mengistu Haile Mariam foi deposto militarmente pelos rebeldes da Eritréia, atualmente independente, e da província de Tigre. Fugiu em 1991 para Harare (Zimbábue), onde reside exilado. No final do ano passado, passou algumas semanas na África do Sul para ser submetido a tratamento médico.

MUSSA TRAORE:
Deposto em 1991 depois de ter governado com mão de ferro Mali durante 23 anos, o general Mussa Traore foi condenado à morte duas vezes, em fevereiro de 1993 por "crimes de sangue" e em janeiro do ano passado por crimes econômicos. Como o presidente Alpha Umar se opõe à pena de morte, Traore foi condenado à prisão perpétua. Entretanto, vive em um modesto apartamento de um quarto em Markala, a 270 km de Bamako, vigiado por dez militares.

SLOBODAN MILOSEVIC:
Afastado de seu cargo pela oposição no início de 2000, o ex-presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, 58, que foi durante dez anos o homem forte de Belgrado (capital da Iugoslávia), é acusado de crimes de guerra pela Justiça internacional. Entretanto, conseguiu durante um congresso extraordinário manter-se como líder de seu Partido Socialista, o maior da Sérvia (principal República da Iugoslávia), dois meses depois de deixar o poder.


Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página