Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2000 - 09h55

Maioria dos norte-americanos defende recontagem na Flórida

Publicidade

da Reuters
em Washington

A maioria dos norte-americanos defende a recontagem manual dos votos sob contestação no Estado da Flórida e a não-intervenção do Legislativo do Estado na eleição presidencial dos EUA, segundo uma pesquisa divulgada hoje.

A enquete do "Washington Post-ABC News", no entanto, também indicou que 57% dos entrevistados acreditam que o vice-presidente, Al Gore, deve reconhecer a derrota e deixar o governador do Texas, George W. Bush, assumir a Presidência.

Das pessoas pesquisadas, 65% afirmaram desaprovar a maneira como Gore estava lidando com a controvérsia pós-eleitoral e 30% aprovavam suas ações.

Os entrevistados tiveram opiniões divididas com relação à posição de Bush no período pós-eleitoral: 47% disseram desaprovar suas ações e 48% afirmaram aprovar.

A pesquisa entrevistou ontem 757 adultos em todo o país, enquanto advogados dos candidatos discutiam na corte da Flórida sobre se os milhares de votos sob contestação no Estado deveriam ser contados manualmente. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi baseada em entrevistas realizadas por telefone com adultos selecionados aleatoriamente.

Bush foi certificado como o vencedor da eleição presidencial na Flórida por uma margem de 537 votos, mas o democratas defendem que uma contagem manual de cédulas desprezadas pela contagem mecânica poderia reverter a corrida para o lado de Gore.

O candidato que vencer na Flórida e ficar com os 25 votos eleitorais do Estado ganha a Casa Branca.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página