Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2000 - 16h29

Consumismo torna pobreza "mais escandalosa", segundo papa

Publicidade

da France Presse
no Vaticano

O papa João Paulo 2° pediu novamente hoje o cancelamento da dívida dos países pobres, argumentando que "o consumismo desenfreado e riqueza ostensiva" tornam a pobreza "ainda mais escandalosa".

"Nosso mundo cada vez mais globalizado exige um aumento da solidariedade", afirmou o papa por ocasião de num semanário organizado com o Vaticano pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz, dedicado à redução da dívida e da pobreza.

"A solução do problema da dívida faz parte de um conjunto ainda mais amplo para mudar as relações entre os povos, e estabelecer um verdadeiro sentido de solidariedade" entre eles, disse o sumo pontíficie.

"Apesar dos grandes progressos no campo científico, o escândalo da pobreza está extremamente disseminado em nosso mundo", afirmou João Paulo 2°.

"As possibilidades do progresso científico moderno tornam a persistência da pobreza ainda mais escandalosa, sobretudo quando acompanhada de um consumismo desenfreado e uma riqueza ostensiva", acrescentou o papa.

O objetivo final da luta pelo cancelamento da dívida é possibilitar aos países mais pobres dirigir "sua luta para combater a pobreza e dar a seus povos os benefícios dos progressos econômicos e sociais", concluiu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página