Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2000 - 17h00

Anarquistas protestam em Roma contra a visita de Haider ao Vaticano

Publicidade

da France Presse
no Vaticano

Um grupo de jovens anarquistas pôs num muro da Nunciatura de Roma uma faixa de protesto contra a visita ao Vaticano do líder da extrema-direita austríaca Joerg Haider (FPOe) no dia 16 de dezembro.

"A Igreja não pode acolher um racista como Haider", diz a faixa pendurada num muro da embaixada do Vaticano, situada no centro de Roma.

Trinta manifestantes pertencentes ao grupo anarquista "Os Invisíveis" também ocuparam durante uma hora os jardins da Nunciatura, mas foram logo detidos pela polícia.

Em novembro, havia sido divulgado um comunicado de protesto contra a visita firmado por intelectuais, personalidades políticas de esquerda e associações de ex-deportados.

Haider, que segundo o previsto presenteará o Vaticano com um pinheiro de Natal procedente de sua província de Caríntia (sul da Áustria), será recebido dia 16 de dezembro pelo Papa.

Desde os anos 70, o Vaticano recebe tradicionalmente a cada ano um pinheiro de um país da Europa Central, que expõe na praça de São Pedro. Ano passado foi oferecido pela República Tcheca.

A decisão de receber um pinheiro da Caríntia remonta a 1997, antes da chegada ao poder nessa província austríaca do partido de extrema-direita.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página