Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2000 - 18h51

Suprema Corte da Flórida se reúne para tentar resolver impasse

Publicidade

da Reuters
rm Tallahassee

Os juízes da Suprema Corte da Flórida vão se reunir ainda hoje para decidir o que fazer, depois da Suprema Corte do país ter pedido que esclarecesse pontos da sua decisão do mês passado, permitindo que fossem incluídos votos resultantes da recontagem manual na apuração final das eleições presidenciais.

O porta-voz do tribunal estadual, Craig Waters, disse que "a corte está deliberando sobre o assunto e vai decidir o que fazer".

Na tarde de hoje, a Suprema Corte dos EUA devolveu o caso à Flórida, pedindo que seu mais alto tribunal reexamine a decisão, que fez a vantagem do republicano George W. Bush para o democrata Al Gore diminuir de 930 votos (resultado da recontagem mecânica) para 537 votos (incluindo algumas recontagens manuais).

``A Suprema Corte dos Estados Unidos é o mais alto tribunal do país. Não ignoramos o que eles nos dizem'', disse Waters.

A atitude da Suprema Corte dos EUA também adiou a decisão de um outro tribunal da Flórida, que determinaria hoje se mais votos recontados manualmente poderiam ser incluídos nos resultados finais, atendendo a um pedido de Gore.

O democrata espera que a inclusão do resultado dessas contagens manuais possa reverter a estreita vantagem de 537 votos de Bush. Quem vencer na Flórida obterá os votos no Colégio Eleitoral suficientes para conquistar a Casa Branca. As eleições presidenciais foram realizadas no dia 7 de novembro, mas os norte-americanos ainda não sabem quem será o próximo presidente.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página