Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2000 - 19h21

Norte-americanos rejeitam participação dos legisladores nas eleições

Publicidade

da AP
em Washington (EUA)

A maioria dos norte-americanos quer que tanto o legislativo da Flórida como o Congresso fiquem afastados da disputa eleitoral, de acordo com
pesquisa hoje divulgada.

Na pesquisa "The Washington Post-ABC News", 56% dos entrevistados disseram que o Legislativo da Flórida, dominado pelos republicanos, não devia interferir e quase o mesmo percentual considerou que o Congresso devia se manter à margem da questão.

A Legislativo da Flórida está considerando a convocação de uma sessão especial para fazer sua própria lista de eleitores presidenciais, mas ainda não decidiu dar esse passo.

Essa sondagem, com margem de erro de 4%, feita com 757 adultos, mostrou que há sentimentos coincidentes no povo.

A metade dos americanos duvida que os votos tenham sido contados com precisão na Flórida. Mais de quatro em cada dez, ou seja, 43%, disseram que os incidentes na Flórida indicam "graves problemas" no sistema eleitoral para presidente. Há três semanas, 32% pensavam assim.

Mas, 54% dos entrevistados disseram que os problemas na Flórida eram apenas um reflexo do que ocorre quando há uma eleição "muito apertada".

Quanto à recontagem manual das cédulas nos condados de Miami-Dade e Palm Beach, seis em cada dez norte-americanos disseram que deve ser completada. Mas, os entrevistados se mostraram divididos sobre a recontagem do total de seis milhões de votos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página