Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2000 - 22h12

Presidente chileno inicia reunião com militares sobre Pinochet

Publicidade

da France Presse
em Santiago

O presidente chileno, Ricardo Lagos, iniciou hoje uma reunião com os chefes das Forças Armadas para analisar a tensão provocada pela prisão do ex-ditador Augusto Pinochet, revelaram fontes oficiais do Palácio de La Moneda.

Lagos, que regressava de uma visita oficial ao México, manteve uma reunião com o ministro do Interior, José Miguel Insulza, e com o ministro da Defesa, Mario Fernández, antes de se encontrar com os comandantes militares.

Do encontro participaram os comandantes do Exército, general Ricardo Izurieta, Marinha, almirante Jorge Arancibia, Força Aérea, general Patricio Ríos, e Carabineiros, general Manuel Ugarte.

Na sexta-feira passada (01), o juiz Juan Guzmán Tapia ordenou a prisão de Pinochet por sua responsabilidade nos crimes cometidos pela "Caravana da Morte", um grupo militar que percorreu o país e fuzilou 75 presos políticos em outubro de 1973, um mês após o golpe militar no Chile.

Hoje, a ordem judicial foi suspensa pela Corte de Apelações de Santiago, que analisa um recurso apresentado pelos advogados de Pinochet, de 85 anos, que governou o Chile entre 1973 e 1990.

Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página