Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2000 - 07h59

Audiência da Suprema Corte da Flórida pode ser decisiva

Publicidade

da Reuters
em Tallahassee (EUA)

Um mês após a eleição, a batalha legal entre os candidatos à Presidência dos EUA, o republicano George W. Bush e democrata Al Gore, volta para a Suprema Corte da Flórida hoje para uma audiência que pode ser decisiva.

Advogados de Gore e de Bush vão se enfrentar às 10h (13h no horário de Brasília) na Suprema Corte, que decidirá se um tribunal estadual agiu corretamente ao recusar a contagem manual de votos sob contestação.

Essas cédulas são a esperança de Gore para obter os 25 cruciais votos da Flórida no Colégio Eleitoral. Ambos os lados precisam desses votos para ganhar a Casa Branca.

"Parece que todos os diferentes processos estão caminhando para uma decisão final e eu espero que nós possamos encerrar isso rapidamente", disse Bush ontem. "Há muito trabalho a ser feito."

A Flórida confirmou Bush como o vencedor do voto popular no Estado com uma pequena vantagem de 537 votos em um universo de 6 milhões de eleitores, mas Gore afirma que irregularidades na votação podem ter invalidado milhares de votos para os democratas e pede recontagens manuais, contestadas pela equipe de Bush.

Caso a decisão seja desfavorável ao democrata, ainda assim a disputa pode ser prorrogada por mais tempo. Isso porque há em curso ações de cidadãos da Flórida pedindo a recontagem em alguns condados do Estado.

Gore, embora as pesquisas de opinião mostrem que os norte-americanos estão cada vez mais cansados da indefinição, já anunciou que está disposto a prosseguir na disputa pela Presidência, apoiando esse tipo de processo movido por eleitores.

Como última linha de defesa, Bush confiará no Legislativo da Flórida, de maioria republicana, que convocou uma sessão especial para indicar os delegados do Estado, como forma de deslocar a disputa do plano jurídico para o legislativo.

O prazo para os Estados nomearem seus delegados é dia 12 de dezembro e Gore lidera, sem contar o Estado da Flórida, por 267 votos contra 246 de Bush.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página