Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 16h40

Papa celebra festa da Imaculada Conceição

Publicidade

da France Presse
no Vaticano

O papa João Paulo 2° celebrou hoje a festa da Imaculada Conceição ante 50 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro do Vaticano.

"Que Maria nos ajude, homens e mulheres do terceiro milênio, a resistir às seduções do mal", disse João Paulo 2°, pedindo aos fiéis serem "testemunhas corajosas" de Cristo.

O Papa convidou os devotos da Virgem a dirigir-se depois à Praça de Espanha, no centro histórico de Roma, onde vai celebrar a homenagem anual à Virgem.

A imagem de Maria evoca o dogma (doutrina da Igreja que deve ser aceita como verdade) segundo o qual a Virgem nasceu sem pecado original.

Este dogma foi proclamado em 1854 por Pio 9 (1846-1878), o papa autor de "Syllabus errorum", que condena os "erros" do século 19, entre eles o socialismo e o liberalismo.

Foi Pio 9 _o Papa que perdeu os Estados pontificais em proveito do reino da Itália_ que decretou a infalibilidade do chefe da Igreja em matéria de doutrina no Concílio Vaticano de 1870.

Pio 9, acusado por seus detratores de oscurantismo e anti-semitismo, foi beatificado por João Paulo 2° em setembro passado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página