Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2000 - 09h17

Nacionalidade japonesa de Fujimori pode ser declarada amanhã

Publicidade

da France Presse
em Tóquio

O Japão prepara-se para declarar que o deposto presidente peruano, Alberto Fujimori, tem nacionalidade japonesa, com a qual ele poderá ficar indefinidamente no país. O Ministério japonês de Relações Exteriores deve anunciar amanhã que Fujimori tem nacionalidade japonesa, informou a agência "Kyodo News".

"O governo confirmou sua nacionalidade japonesa após comprovar vários dados (de Fujimori no país)", disse o jornal "Yomiuri Shimbun" em sua edição vespertina. O primeiro ponto é que Fujimori, filho de imigrantes japoneses, foi registrado por seus familiares na prefeitura de Kumamoto, na ilha Kyushu (Sul do país), publicou o jornal.

O segundo dado é que Fujimori nunca iniciou trâmites para renunciar à sua nacionalidade japonesa e o último é que a lei peruana autorizou os pais de Fujimori a manter a nacionalidade japonesa. "Por isso, Fujimori pode ficar incondicionalmente e o Japão rejeitará qualquer pedido de extradição por parte do Peru", diz o jornal.

Um funcionário da divisão latino-americana do Ministério de Relações Exteriores disse que "provavelmente outros ministérios chegaram a essa conclusão. A decisão final será tomada pelo Ministério da Justiça".

O presidente destituído disse na última sexta-feira (8) que espera usar a nacionalidade japonesa para escapar da "perseguição" de seus adversários políticos.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página