Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2000 - 09h35

Fujimori quer manter cidadania peruana

Publicidade

da Reuters
em Tóquio

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori disse hoje que manterá sua nacionalidade peruana, mas que ainda é muito perigoso voltar ao Peru.

Essa foi a primeira vez que Fujimori, que governou o Peru durante uma década, diz que continuará com sua cidadania peruana. O ex-presidente exilou-se no Japão no mês passado e conseguiu ontem a cidadania japonesa por ser filho de japoneses.

A cidadania foi confirmada pelo ministro da Justiça do Japão e permite que Fujimori permaneça no país. "Fico no Japão porque minha segurança pessoal no Peru não está absolutamente garantida", disse Fujimori à agência de notícia "Kyodo" em um comunicado.

O ex-presidente disse que não tem a intenção, entretanto, de desistir de sua nacionalidade peruana. Ele disse que a legislação do país reconhece a dupla nacionalidade.

A concessão da cidadania aumenta a possibilidade de que o novo governo do Peru peça ao governo japonês que entregue Fujimori para que ele possa ser processado por escândalos que o forçaram a deixar o poder. Mas Fujimori deve estar protegido contra as investigações, já que, como cidadão japonês, seu pedido de extradição pode ser negado.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página