Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2000 - 12h32

Gore pode admitir derrota ainda hoje

Publicidade

das agências internacionais

O vice-presidente Al Gore disse que dirigirá uma mensagem à população ainda hoje na qual deve admitir a vitória do republicano George W. Bush, segundo o presidente do Partido democrata, Ed Rendell.

A Suprema Corte dos EUA anulou ontem à noite uma decisão da Suprema Corte da Flórida que permitia novas recontagens manuais de votos em alguns condados no Estado, cujos 25 votos são cruciais para definir o futuro presidente.

O chefe de campanha de Gore, William Daley, e o senador Joseph Lieberman disseram que ambos estão estudando a decisão do Supremo Tribunal dos EUA e que as conversas entre os partidários caminham para a desistência de Gore.

O ex-secretário de Estado James Baker, que encabeçou a ação dos republicanos na Flórida durante os 35 dias de disputa entre os dois candidatos em diferentes tribunais, disse que Bush está muito satisfeito com a decisão da Suprema corte dos EUA.

Cinco dos nove juízes do Tribunal Supremo votaram a favor da decisão que impede as recontagens manuais no Estado da Flórida.

O juiz John Paul Stevens, que definiu o veredicto quando deu seu voto, escreveu em sua declaração que "talvez jamais seja conhecido com plena certeza quem ganhou a eleição presidencial deste ano, mas que a identidade do perdedor estava perfeitamente clara". "Quem perdeu foi a confiança da nação no juiz como guardião imparcial da lei."

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página