Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 10h15

Leia trechos do discurso da vitória de George W. Bush

Publicidade

da France Presse
em Austin (EUA)

Confira abaixo os principais trechos do discurso de vitória de George W Bush, pronunciado ontem à noite em Austin (capital do Texas):

"O vice-presidente Gore e eu pusemos nosso coração e nossas esperanças em nossas campanha. Nós dois demos tudo. Compartilhamos emoções semelhantes, então entendo como deve ser difícil este momento para ele e sua família. Ele tem uma brilhante folha de serviço a nosso país como congressista, senador e vice-presidente. Esta noite recebi um telefonema amável do vice-presidente. Concordamos em nos reunir no início da próxima semana em Washington e fazer tudo para sanar nosso país, depois desta competição tão duramente disputada. Tenho muito pelo que estar agradecido esta noite. Estou agradecido pelos Estados Unidos e agradecido porque fomos capazes de resolver nossas diferenças eleitorais de maneira pacífica. Estou agradecido ao povo dos Estados Unidos pelo grande privilégio de poder servir como seu próximo presidente."

"Hoje escolhi falar da Câmara de Representantes do Texas porque foi um âmbito de cooperação bipartidária. Aqui, onde os democratas têm a maioria, republicanos e democratas trabalharam juntos para fazer o correto pelo povo que representamos. Tivemos acaloradas divergências, mas no final encontramos consenso construtivo. É uma experiência que sempre levarei comigo, um exemplo que sempre seguirei."

"O espírito de cooperação que vi neste recinto é o que precisamos em Washington D.C., é o desafio de nosso momento. Depois de uma eleição difícil, devemos deixar a política para trás e trabalhar juntos para que a promessa da América esteja disponível a cada um de nossos cidadãos. Sei que os Estados Unidos querem reconciliação e união. Sei que os norte-americanos querem progresso. E temos de aproveitar este momento e fazê-lo. Juntos, guiados pelo espírito do sentido comum, cortesia comum e objetivos comuns, podemos unir e inspirar os cidadãos norte-americanos. Juntos trabalharemos para que todas as escolas públicas sejam excelentes, ensinar a cada estudante de qualquer origem e qualquer sotaque, para que nenhum menor seja deixado pelo caminho. Juntos salvaremos a Seguridade Social e renovaremos sua promessa de uma aposentadoria segura para as próximas gerações. Juntos fortaleceremos a Assistência Médica e ofereceremos cobertura com medicamentos de prescrição para todos os nossos anciãos. Juntos daremos aos norte-americanos o amplo, justo e responsável alívio de impostos que merecem. Juntos teremos uma política externa bipartidária fiel a nossos valores e fiel a nossos amigos e teremos uma força militar equivalente a cada desafio e superior a qualquer adversário. Juntos, encararemos alguns dos problemas sociais mais profundos, uma pessoa por vez, incentivando e potencializando os bons corações e boas obras do povo dos Estados Unidos. Esta é a essência do conservadorismo com compaixão e será uma base de minha administração. Estas prioridades não são apenas preocupações republicanas e preocupações democratas. São responsabilidades norte-americanas."

"Tenho fé que com a ajuda de Deus nós, como nação, avançaremos juntos, como uma nação indivisível. E juntos criaremos uma América aberta, com cada cidadão tendo acesso ao sonho americano, com cada menor tendo as chaves para realizar este sonho. Não fui eleito para servir a um partido, mas para servir a uma nação. O presidente dos Estados Unidos é o presidente de cada cidadão dos Estados Unidos, de cada raça, de cada origem. Se votaram ou não por mim, farei o melhor que puder para servir nossos interesses e trabalharei para ganhar seu respeito."


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página