Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 10h45

Conselheiro do PP está em estado grave após atentado a bomba

Publicidade

da France Presse
em Terrasa (Espanha)

Um conselheiro do partido governista PP (Partido Popular) encontra-se gravemente ferido em consequência da explosão hoje em Tarrasa de uma bomba colocada sob seu veículo, segundo fontes médicas.

Anteriormente foi informado que o conselheiro havia morrido no momento da explosão. A delegação do governo em Barcelona retificou a informação e disse que ele estava sendo operado e que seu estado era gravíssimo.

Francisco Cano Consuegra, o único conselheiro do PP na localidade vizinha de Viladecavalls, ficou gravemente ferido por volta das 11h (8h de Brasília), ao explodir uma bomba colocada sob seu furgão, seguindo uma técnica utilizada habitualmente pela organização independentista basca ETA (Pátria Basca e Liberdade).

Cano, casado e pai de duas meninas, vive em Viladecavalls, mas trabalhava em Tarrasa.

As primeiras hipóteses indicam que o atentado foi obra do ETA, que este ano já matou outros quatro conselheiros do PP.

A última ação terrorista do ETA em Barcelona, onde, segundo o Ministério espanhol do Interior, a organização armada dispõe de uma infra-estrutura permanente, ocorreu no dia 21 de novembro passado, quando assassinou o ex-ministro socialista da Saúde, Ernest Lluch.

Essa nova ação do ETA se registra apenas dois dias depois que o Partido Popular e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, principal força da oposição) firmaram um pacto contra o terrorismo da organização armada.


  • Leia mais no especial do ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página