Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 14h29

FHC pede cooperação e diálogo hemisféricos em mensagem para Bush

Publicidade

da France Presse
em Brasília

O presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, pediu cooperação e diálogo hemisféricos na mensagem de felicitações enviada hoje ao presidente eleito dos Estados Unidos, George W. Bush, e divulgada pelo ministério das Relações Exteriores.

"Em nosso hemisfério, estamos diante de uma excepcional oportunidade. No aprofundamento do diálogo e da cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos, e de nossos países com os demais parceiros regionais, está a chave para que se avance com determinação e sentido de propósito na consolidação da democracia e da paz, na redução das desigualdades e na promoção da prosperidade compartilhada nas Américas", diz o comunicado.

FHC pediu que o próximo milênio seja convertido no "século das Américas", fazendo da região o objetivo prioritário na agenda externa norte-americana e hemisférica.

"Ao colocar as relações hemisféricas como uma das prioridades de sua agenda de política externa, Vossa Excelência dá-nos a certeza de que, todos juntos, poderemos efetivamente fazer deste o século das Américas. As condições para isso estão postas, e é com justificável expectativa que nos dispomos a trabalhar para transformar em realidade essa generosa perspectiva", diz FHC.

No texto, o presidente brasileiro diz para Bush não ter dúvidas de que, em sua gestão, "os Estados Unidos e o Brasil continuarão a trilhar o caminho da excelência em suas relações, norteados pelo respeito mútuo e por nossas muitas afinidades e valores e objetivos comuns".

"Receba os melhores votos de felicidade para Vossa Excelência e família e de continuada prosperidade para os Estados Unidos da América", conclui a mensagem.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página