Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 21h49

Grupos de oposição planejam protestos contra posse de Bush

Publicidade

da Reuters
em Washington

Grupos de oposição disseram hoje que planejam realizar manifestações contra a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, George W. Bush, em 20 de janeiro.

Uma coalizão dos principais grupos de esquerda do país pretendem protestar contra a decisão da Suprema Corte dos EUA, que culminou com a concessão da vitória a Bush em detrimento do democrata Al Gore.

As denúncias sobre o impedimento que muitos eleitores negros tiveram ao irem votar em 7 de novembro, e sobre o comprometimento de Bush com a pena de morte, também vão alimentar os protestos contra o republicano durante a sua posse.

Organizadores disseram que muitos dos ativistas contra a globalização que protestaram em Washington em abril durante a reunião do Banco Mundial com o FMI (Fundo Monetário Internacional) vão engrossar os movimentos contra Bush.

``Nós vamos ter milhares de pessoas vindo de ônibus e carros'' disse Brian Becker, co-diretor do Centro Internacional de Ação, sediado em Nova York e que está organizando as manifestações durante a posse de 20 de janeiro.

A polícia disse que vai aumentar o efetivo nas ruas da capital dos EUA.

``Eles estão tentando causar alguns distúrbios, mas aparentemente disseram que não vão tentar fechar estabelecimentos'', disse o chefe da polícia metropolitana, Charles Ramsey. ``O que isso significa, eu não sei.''

Ramsey disse que a força da policial da cidade vai estar nas ruas durante o dia da posse, bem como unidades adicionais em áreas periféricas. Agências federais de polícia também vão estar prontas para cooperar ``em qualquer situação'', acrescentou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página