Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2000 - 07h37

China adverte Bush que Taiwan é questão diplomática vital

Publicidade

da France Presse
em Pequim

A China decidiu alertar hoje o futuro governo de George W. Bush para não provocar atritos sobre a questão da soberania de Taiwan. A China tem controle sobre Taiwan, mas este busca apoio internacional para conquistar sua independência.

Em um encontro com o ex-secretário de Estado Lawrence Eagleburger, o ministro das Relações Exteriores da China, Tang Jiaxuan, disse que o novo governo norte-americano deve mostrar especial cuidado em relação a Taiwan, informou a agência oficial de notícias "Nova China".

"A questão de Taiwan continua sendo vital e é importante e sumamente delicada nas relações da China com os Estados Unidos", declarou Tang. A China é sensível a qualquer interferência norte-americana ou apoio ao governo da ilha de Taiwan, que continua considerando como uma de suas províncias.

Jiaxuan disse também que as relações estáveis chino-americanas são vitais neste momento histórico e que a China espera que o governo de Bush continue o trabalho de seus antecessores para melhorar os vínculos entre as duas nações.



  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página