Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2000 - 17h16

Bush tomará posse sob protesto organizado por mais de 30 Estados

Publicidade

da France Presse
em Nova York

Milhares de manifestantes se reunirão em Washington, no dia 20 de janeiro _quando acontece a posse do presidente eleito George W. Bush_ , contra a eleição presidencial que dizem ter sido "roubada".

Os protestos terão como temas a "direitista Corte Suprema", a "dinastia de Bush" e o Congresso da Flórida", que teriam conspirado para roubar as eleições, ao suprimir o voto "negro" na Flórida, disse hoje o Centro de Ação Internacional (CAI), que organizará o protesto.

"A eleição de Bush é resultado do 'linchamento' do voto negro na Flórida", segundo o CAI.

O voto da comunidade afro-americana apoiava majoritariamente o candidato democrata Al Gore, que, depois da decisão da Suprema Corte dos EUA, concedeu a vitória a Bush na quarta-feira (13).

Segundo o CAI, cerca de 300 grupos estão convocando seus ativistas a concentrar-se em Washington no dia da posse de Bush, a quem chamam de "governador da morte", porque "sob seu mandato no Texas executou mais pessoas que em outros 49 Estados juntos".

Segundo Brian Becker, um dos diretores do CAI, em Nova York, o portesto será marcado pela participação de dezenas de milhares de pessoas que são contra a globalização, ativistas de organizações ecológicas, estudantes, mulheres, defensores dos direitos humanos, ativistas contra a pena de morte, entre outros.

Os grupos chegarão de ônibus, vindo de mais de 30 Estados, incluindo Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, , Massachussetts, New Hampshire, Ohio, Michigan, Alabama, Arkansas, Michigan, Georgia e Texas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página