Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2000 - 20h44

Montesinos usou passaporte falso em passagem pela Costa Rica

Publicidade

da Reuters
em San José (Costa Rica)

A Costa Rica disse hoje que o ex-chefe da Inteligência do Peru, o fugitivo Vladimiro Montesinos, provavelmente foi para Aruba depois de entrar no país há três semanas usando um passaporte falso.

Montesinos, o pivô do escândalo que derrubou Alberto Fujimori da Presidência do Peru depois de dez anos, chegou à Costa Rica de barco, em 21 de novembro, com um passaporte venezuelano em nome de Manuel Antonio Rodriguez Perez, afirmou o ministro costarriquenho da Segurança, Rogelio Ramos, numa entrevista coletiva.

Alguém usando o mesmo passaporte deixou a Costa Rica em um vôo privado rumo ao país caribenho de Aruba em 23 de novembro.

No início de hoje autoridades costarriquenhas tinham dito que Montesinos talvez estivesse no país usando a mesma identidade falsa, mas investigações posteriores revelaram que o documento foi usado por alguém que deixou a Costa Rica, disse Ramos.

Ele afirmou que Montesinos chegou, junto com um grupo de peruanos, à ilha de El Coco, e depois foi de barco à cidade costeira de Puntarenas com uma mulher, identificada como Aurora Mejia Guzman.

Guzman, que viajava com o nome de Carmen Yolanda Perez, foi presa na Venezuela, disse Ramos.

Montesinos fugiu do Peru em 29 de outubro. Ele já havia deixado o país antes e tentado obter asilo político no Panamá, sem sucesso.

Costa Rica afirmou que vai negar asilo a Montesinos. Se ele for encontrado, será preso e imediatamente deportado para o Peru.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página