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16/12/2000 - 10h56

Índia aposta em café especial para crescer no mercado externo

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da Reuters
em Bangalore (Índia)

Foi algo imprevisto, como a maior parte das descobertas da história. Quando os comerciantes indianos enviaram de navio grãos de café de alta qualidade para a Escandinávia nos anos 60, não imaginavam que iriam criar um novo sucesso internacional.

Em alto mar por mais de dez semanas, os grãos de café absorveram a umidade e começaram a mudar química e fisicamente, desenvolvendo um sabor suave peculiar.

Os grãos fizeram grande sucesso entre os consumidores da Noruega, Suécia e Dinamarca. Poucos anos depois, serviços marítimos de entrega mais rápida encurtaram a viagem para quatro semanas, tempo insuficiente para que a umidade produzisse os seus efeitos.

Consumidores desapontados pediram pelo antigo sabor, forçando a Índia a simular as condições salinas em sua costa ocidental, com a meta de produzir o famoso ``Monsoon Malabar'', um café de sucesso que vem conquistando o mundo.

``De certa forma, tínhamos um café com sabor especial muito antes de a moda estourar em todo o mundo'', disse Sunalini Menon, diretor executivo da Coffeelab Pvt Ltd, um laboratório independente que trabalha para os produtores de café da Índia.

Mas para um país produtor que, de certa forma, descobriu a variedade do café, a Índia não vem conseguindo capitalizar seu produto como poderia.

O país, o sexto maior produtor de café do mundo, assistiu a uma crescente demanda pelo produto, que deve atingir o recorde de 295 mil toneladas na temporada 2000/2001 (outubro a setembro).

Os indianos, porém, que exportam cerca de 75% de sua produção, desempenham um papel tímido no mercado.

Os motivos são a falta de marketing e problemas com a qualidade do produto.

Agora, alguns membros da indústria afirmaram que certos produtores estão fazendo do café especial o seu carro chefe na venda de outras variedades do produto.
 

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