Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2000 - 11h09

Cúpula entre EUA e UE pretende eliminar divergências comerciais

Publicidade

da France Presse
em Washington (EUA)

Os Estados Unidos e a União Européia realizarão na próxima segunda-feira, em Washington, sua reunião de cúpula bianual para tentar solucionar suas divergências comerciais.

Esta será a última cúpula dos representantes da Europa com 'seu amigo' Bill Clinton, já que, em 20 de janeiro, o atual presidente deixará a Casa Branca e será substituído pelo republicano George W Bush.

O presidente francês Jacques Chirac, que durante alguns dias continuará ocupando a presidência semestral da UE antes de entregar a responsabilidade à Suécia, dirigirá a delegação dos Quinze junto com o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi.

Paralelamente a suas discussões com Bill Clinton, os ministros das Relações Exteriores e os do Comércio se reunirão para tratar de forma detalhada dos temas mais importantes de suas relações.

Europeus e americanos se concentrarão na discussão das divergências comerciais e terão a possibilidade de encontrar uma solução para a diferença nascida do sistema europeu de importação de bananas, quando se poderá chegar a um acordo sobre a divisão de cotas de exportações da fruta para EUA.

Quanto à questão da carne com hormônios, cuja importação está proibida por Bruxelas, a cúpula, principalmente as discussões ministeriais realizadas à margem desta, poderão resultar numa solução.

Os negociadores americanos e europeus trabalham há várias semanas sobre estes emas e um responsável dos serviços da representante de Comércio americano, Charlene Barshefsky, comunicou recentemente 'bons progressos' nas negociações.

Os exportadores americanos estariam interessados em uma cota maior do que a atual para exportar para a Europa a carne não tratada com hormônios, explicou a fonte.

O lançamento de um novo ciclo de negociações comerciais multilaterais, depois do grande fracasso de Seattle no final de 1999 por causa dos desacordos, também será discutido em Washington, assim como o comércio do aço e o sistema fiscal americanos das sociedades exportadoras.

Finalmente, logo depois da cúpula, ambas as partes discutirão os financiamentos públicos para o futuro Airbus A3XX.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página