Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2000 - 12h08

Papa recebeu Haider com frieza e um simples bom dia

Publicidade

da France Presse
no Vaticano

O Papa João Paulo II recebeu com um simples e rápido 'guten morgen' (bom-dia) o líder da extrema-direita austríaca, Joerg Haider, que foi ao Vaticano para lhe oferecer oficialmente uma árvore de Natal, informou o porta-voz do Papa, Joaquín Navarro.

Um clima apenas protocolar e frio caracterizou o encontro privado do Santo Padre com Haider, que veio acompanhado pelo bispo de Gurk, Monsenhor Egon Kapellari.

Ao contrário da tradição, nem a TV do Vaticano CTV nem o fotógrafo pessoal do Papa foram admitidos na saleta onde João Paulo II recebeu o governador da Caríntia durante dois minutos, disse Navarro.

O clima ficou mais caloroso quando o Papa passou à sala Clementina, onde o esperava uma delegação da Caríntia com o coro e a orquestra da região que o receberam com cânticos de Natal.

O Papa evitou em discurso qualquer alusão à polêmica que acompanhou a visita de Haider, limitando-se a destacar que a árvore de Natal da Caríntia era um 'presente precioso'.

Em seguida saudou Haider, a mulher dele e as duas filhas, assim como os membros da delegação, aos quais distribuiu a mensagem para o dia da paz anunciada quinta-feira passada.

Haider partiu levando em mãos esse documento, que condena severamente o nacionalismo, o racismo e a xenofobia.

A árvore de Natal instalada na praça São Pedro será iluminada neste sábado à tarde por Haider, acompanhado pela delegação e pelo coro e a orquestra da Caríntia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página