Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2000 - 15h28

Haider critica presidente e premiê da Itália

Publicidade

da Reuters
em Roma (Itália)

O líder austríaco de extrema direita Joerg Haider criticou o primeiro-ministro e o presidente da Itália neste domingo em declarações publicadas pela imprensa local, um dia depois de sua visita ao Vaticano, que provocou protestos em Roma.

``Se (o primeiro-ministro Giuliano) Amato ficou nervoso e teme minhas declarações significa que é fraco'', disse Haider a um jornal.

``Acredito que (o presidente Carlo Azeglio) Ciampi teme uma discussão comigo sobre o assunto porque suas posições são frágeis. Ele e Amato deveriam ser menos agitados'', disse.

Os comentários de Haider, feitos em uma entrevista ao jornal La Repubblica, foram o último ataque aos governantes italianos por parte do governador da província austríaca da Caríntia.

Haider causou um impasse político recentemente ao declarar que a Itália era pouco rigorosa com a imigração.

Na ocasião, Ciampi respondeu que Haider se enganava e explicou que a Itália tem sido sempre um país de imigrantes e uma sociedade humana.

O líder austríaco classificou a resposta do presidente italiano como sendo típica de um político de esquerda, em desprezo a Ciampi. O comentário fez com que Amato escrevesse ao chanceler austríaco Wolfgang Schuessel demonstrando o descontentamento de seu governo com a atitude de Haider.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página