Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2000 - 12h37

Japão reafirma que Fujimori não pode ser extraditado para o Peru

Publicidade

da AP
em Tóquio

O governo japonês reafirmou hoje que o ex-presidente peruano Alberto Fujimori não está sujeito a extradição. "O governo não pode entregar nenhum cidadão japonês a outros países", disse o subsecretário de imprensa, Kazuhiko Koshikawa. Além disso, segundo ele, Japão e Peru não têm tratado de extradição.

Koshikawa afirmou que o Japão não recebeu qualquer pedido do governo peruano para que entregue Fujimori. Tóquio anunciou oficialmente, na semana passada, que Fujimori tem a cidadania japonesa e, por isso, pode permanecer em território japonês por tempo indeterminado.

A decisão revoltou alguns setores peruanos, uma vez que as autoridades investigam a ligação do ex-presidente com o ex-assessor Vladimiro Montesinos. Este é procurado por lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão fez uma advertência a todos os cidadãos que viajarem para o Peru, alertando sobre a possibilidade de agressões em represália à divulgação da cidadania japonesa de Fujimori.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página