Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 09h07

China fica preocupada com posição de Powell sobre escudo antimísseis

Publicidade

da France Presse
em Pequim

A China parabenizou hoje o futuro secretário de Estado norte-americano, Colim Powell, designado pelo presidente eleito George W. Bush, mas ao mesmo tempo demonstrou preocupação em relação à sua posição em favor da instalação de um escudo antimísseis (NMD, em inglês).

Em uma mensagem de felicitação dirigida a Powell, o ministro chinês das Relações Exteriores, Tang Jiaxuan, destacou que China e Estados Unidos compartilham uma grande responsabilidade no cenário mundial e têm "grandes possibilidades" de cooperação, informou a porta-voz da Chancelaria chinesa, Zhang Qiyue.

A porta-voz acrescentou que a China havia acompanhado com atenção as declarações de Powell, dando conta que a vontade dos Estados Unidos de "cooperar com a China e outros países". Mas também criticou a posição de Powell em favor do NMD, manifestada durante uma entrevista à rede de televisão CNN imediatamente depois de ser nomeado por Bush.

Nos últimos meses, a China intensificou sua oposição ao projeto de escudo antimísseis norte-americano e à inclusão de Taiwan na área que poderia estar protegida pelos EUA em sua versão asiática do escudo (TMD). Pequim teme que esse escudo possa dar uma vantagem importante aos EUA e à sua colônia em caso de guerra pela independência de Taiwan.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página