Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 09h53

Premiê australiano reforma gabinete antes de eleições

Publicidade

da Reuters
em Sydney

O primeiro-ministro da Austrália, John Howard, anunciou hoje uma reforma inesperada em seu gabinete que visaria fortalecê-lo antes da eleição do próximo ano.

Com a coalizão Liberal/Nacional do governo disputando palmo a palmo a liderança das pesquisas eleitorais com o partido do Trabalho, de oposição, Howard trouxe novos rostos para a linha de frente de seu gabinete ao mesmo tempo em que aposentou alguns de seus políticos mais antigos.

"A reforma visa provavelmente apresentar um governo com uma cara mais 'humana' às vésperas da eleição", afirmou Jim Jupp, da escola de ciências sociais da Universidade Nacional Australiana.

Na principal troca de nomes, Peter Reith irá substituir John Moore no Ministério da Defesa. A senadora Amanda Vanstone ficará com o lugar de Jocelyn Newman, que desistiu da pasta da Família e dos Serviços Comunitários.

O ministro para assuntos aborígenes, John Herron, deixará seu cargo. Suas funções serão desempenhadas por Philip Ruddock, ministro da Imigração.

Howard afirmou que o vice-ministro Tony Abbott iria assumir as funções de Reith, antigo encarregado da área de relações industriais.

O premiê, do Partido Liberal, prometeu liderar seu governo na próxima eleição, em 2001. De outro lado, Peter Costello, ministro da Economia do país, continua sendo o candidato mais provável à sucessão de Howard.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página