Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 13h53

Pinochet obtém segunda vitória judicial em nove dias

Publicidade

da AP
em Santiago (Chile)

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet obteve hoje sua segunda vitória judicial em nove dias ao conseguir que os exames de sanidade mental que decidirão seu eventual processo se realizem em um hospital militar e não em uma instituição pública, como pediam os advogados de acusação.

A Corte de Apelações resolveu que a perícia psiquiátrica e neurológica se realize no Hospital Militar, com a presença de especialistas indicados pelas duas partes.

Os acusadores de Pinochet pediram ontem que os exames fossem feitos em um hospital público, na presença de dois especialistas ligados à equipe do Serviço Médico Legal. A defesa solicitou que a perícia se realizasse em instituição militar, sem peritos indicados pela outra parte, para "não invadir a privacidade" do general, de 85 anos.

O resultado desses exames é crucial para o futuro processo do ex-ditador, já que a lei chilena determina que doentes mentais não sejam submetidos a julgamento e a defesa de Pinochet está tentando livrar seu cliente usando esse artigo legal como argumentação.

A primeira grande vitória judicial de Pinochet foi no último dia 11, quando a Corte de Apelações anulou a ordem do juiz Juan Guzmán, do dia 1º de dezembro, de prisão domiciliar e de processar Pinochet pelo sequestro e assassinato de presos políticos, em outubro de 1973, na chamada Caravana da Morte.


Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página