Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 15h40

Legislador é preso no Peru por suspeita de ajudar na fuga de Montesinos

Publicidade

da Reuters
em Lima (Peru)

As autoridades peruanas prenderam hoje um legislador que teria ajudado um cúmplice na fuga do ex-chefe da inteligência e ex-assessor presidencial do país, Vladimiro Montesinos, disseram fontes judiciais.

A prisão foi feita assim que o Congresso retirou, na noite de ontem, a imunidade parlamentar de Antonio Palomo, acusado de tentar subornar policiais para permitir a fuga do empresário José Lizier para o Equador. Lizier foi o responsável por facilitar que Montesinos conseguisse um iate com o qual fugiu do país.

Um porta-voz do Palácio da Justiça, onde Palomo está detido, disse que o legislador seria transferido "nas próximas horas" para uma penitenciária de Lima (capital do Peru).

Montesinos, envolvido em setembro em um caso de corrupção responsável pela crise que levou Alberto Fujimori a renunciar, fugiu do Peru no dia 29 de outubro em um iate junto com três militares. Há suspeitas de que ele tenha passado pela Costa Rica, mas ainda não há confirmação.

O destino final da viagem seria a Venezuela, segundo testemunhos dos três militares. O iate "Karisma", no qual fugiu Montesinos, pertence a Lizier, cujo paradeiro também é desconhecido.

Montesinos foi o braço direito de Fujimori - auto-exilado no Japão - durante uma década e é acusado de abuso de direitos humanos, corrupção e lavagem de dinheiro.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página